BEM VINDO --- Este Grupo/Blog foi criado por Marcelo Bones durante sua gestão na Diretoria de Artes Cênicas da Funarte (2009/2010)para discutir questões sobre a Política Pública para as Artes Cênicas no Brasil. Foi criado também uma lista de discussão (página do grupo: http://groups.google.com.br/group/debatecenico).
domingo, 15 de agosto de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
I Encontro Estadual de Circo, Dança e Teatro do Rio Grande do Sul
I Encontro Estadual de Circo, Dança e Teatro do Rio Grande do Sul
No último sábado (24/07) Porto Alegre foi palco do I Encontro Estadual de Circo Dança e Teatro do RS. Mais de 150 artistas e produtores da capital e de 25 Municípios do Estado reuniram-se para a apresentação por convidados do MINC e FUNARTE do Fundo de Circo, Dança e Teatro/2010. O encontro promovido conjuntamente pela Associação Gaúcha de Dança/ASGADAN e Sindicato dos Artistas e Técnicos/SATED-RS contou com apoios importantes, como Santander Cultural, Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do RS/CODIC, Federação das Associações dos Municípios do RS/FAMURS, Rede Circo Sul, Rede Brasileira de Teatro de Rua/RS, Palco Fora do Eixo, Licenciatura em Dança UFRGS, Licenciaturas em Dança e Teatro UFPEL, Representação Regional Sul do MinC, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e Mais Teatro.
Representando o MINC estiveram no encontro Marcelo Veiga (Coordenador-Geral do CNPC), que apresentou o Sistema Nacional de Cultura e Kleber Rocha (Diretor da SEFIC), que participou da discussão do Fundo Nacional de Cultura e sua nova estrutura de gestão. O Presidente da FUNARTE, Sérgio Mamberti, honrou o evento com sua presença apresentando a nova proposta do Fundo Nacional de Cultura e sua divisão em Fundos Setoriais. Marcelo Bones, Diretor do Centro de Artes Cênicas da FUNARTE, apresentou especificamente os programas e editais do Fundo de Circo, Dança e Teatro/2010. Bones, após sua apresentação, foi questionado sobre valores a serem destinados a cada área e principalmente quanto à distribuição regional dos recursos e à composição das comissões de seleção, já que os editais serão comuns às áreas de circo, dança e teatro.
O objetivo principal do Encontro foi a descentralização do acesso a esses editais e programas, pois nos estados nos quais não há a organização de produção cooperativada ou associativa, como ocorre no RJ e SP, por exemplo, as informações referentes aos editais não circulam de forma tão ampla para artistas e produtores.
A idéia de realizar o Encontro surgiu à partir da análise das estatísticas dos editais da FUNARTE de Teatro – Prêmio Myriam Muniz, de Circo – Prêmio Carequinha e de Dança - Prêmio Klauss Vianna, pois percebeu-se que o número de inscritos nestes editais não estaria refletindo a produção artística no país, ainda que considerando as diferenças regionais.
Na busca desse objetivo foram incrementadas as ações no interior do estado do RS, através da organização de encontros com artistas e gestores nos municípios, fomentando a discussão sobre a criação e composição de Conselhos Municipais de Cultura, criação de Colegiados Setoriais e elaboração de Planos Setoriais nos Municípios (o próximo encontro será em Pelotas, nos dias 05 e 06 de agosto).
As entidades realizadoras do Encontro estão conduzindo suas ações no RS no sentido de chamar à ação os municípios e o estado, a partir da demonstração da sua organização, demonstrando a força da sociedade civil na construção de políticas públicas que consolidem a participação das três esferas de estado no desenvolvimento das artes e da cultura.
Foi possível perceber que a alteração do nome do fundo de artes cênicas para fundo de circo, dança e teatro aproximou os artistas dessas três áreas, que sentiram-se plenamente incluídos no debate e contemplados nas falas dos convidados. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul estiveram juntos, o circo, a dança, e o teatro, numa ação política que envolveu a União e os Municípios, discutindo o Sistema Nacional de Cultura e o papel dos Municípios, dos Estados e da União Federal na implementação de políticas públicas para as artes.
Os gestores municipais, artistas e produtores demonstraram sua disponibilidade e vontade de participar, pois o encontro contou com participações de representantes não só da capital e região metropolitana, mas de municípios das fronteiras com Uruguai e Argentina, do centro, da serra e do sul do Estado.
O I Encontro Estadual de Circo, Dança e Teatro do RS reafirmou o valor das ações coletivas quando todos podem contribuir e ao mesmo tempo protagonizar a discussão política.
Associação Gaúcha de Dança – ASGADAN
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS – SATED/RS
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Um monte de coisas juntas
Meus caros,
Atualizando as informações. Desculpa não ter conseguido acompanhar aqui, mas estou com os dias intensos e várias coisas ao mesmo tempo.
Relato alguns fatos:
No dia 21 de junho participei de uma reunião na FUNARTE RJ com a presença do Presidente Sérgio Mamberti, Diretora Executiva Myriam Lewin e a APTR – Associação dos Produtores Independentes do Rio de Janeiro. Nesta reunião foram discutidas as proposta formuladas pela CEACEN/FUNARTE para o Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro. No dia 29 de junho recebemos uma carta da APTR que entre outras coisas reivindicava uma paridade entre os recursos destinados para o Edital para a manutenção de coletivos artístico e o edital destinados aos produtores independentes para a produção e circulação de espetáculos. Esta carta ainda não foi respondida o que deve acontecer nos próximos dias. Minha posição nesta reunião foi de defesa da proposta do CEACEN/FUNARTE que destina 20 milhões para o edital de manutenção e 12 milhões para a produção. Para mim é claro que mesmo reconhecendo a importância de produtores, grandes e pequenos e com atividade em todo o Brasil, a produção de coletivos estáveis é maior no território nacional.
No dia 12 de julho participei em São Paulo de reunião na Cooperativa Paulista de Teatro com alguns movimentos do Teatro de São Paulo. sessenta pessoas aproximadamente. Convidei para estar comigo na reunião o Carlos Machado, diretor de Música da FUNARTE e José Luiz Herencia que é o Secretário de Políticas Culturais do Minc. A principal reivindicação colocada pelos movimentos de São Paulo é a proporção de para cada "um" aplicado no edital de produção, "três" devem ser aplicados no edital de manutenção de coletivos artísticos com trabalho continuado. Nesta reunião eu, além de apresentar a proposta do CEACEN/FUNARTE, defendi a manutenção da ação para os chamados produtores independentes explicando inclusive a presença desta forma de produzir teatro em variadas escalas e em muitas cidades do país. Espero um documento que formalize a proposta feita alí.
No dia 15 de julho participei em Rio Branco, Acre, da Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura onde uma das pautas foi a minha apresentação das ações para o Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro e posterior debate. Nenhuma ação ou valores foram questionados. A contribuição dos secretários de cultura reunidos ali foi da importância de se seguir uma determinação da CNPC de dezembro de 2009 que define critérios para a distribuição regional de recursos em editais do MINC e FUNARTE. Outro debate foi a questão da estadualização dos editais da Funarte. Os secretários estão elaborando proposta para os editais que serão lançados.
Além destas grandes reuniões tenho conversado com várias pessoas e entidades sobre a proposta CEACEN/FUNARTE que está em debate. Várias outras reuniões internas na FUNARTE e no MINISTÉRIO DA CULTURA. E continua semana que vêm: dia 24 participo do I Encontro Estadual de Circo, Dança e Teatro do Rio Grande do Sul onde o tema predominante será o Fundo Setorial e as propostas apresentadas pela CEACEN/FUNARTE. Tenho uma solicitação de uma reunião por SKYPE com a Rede Brasileira de Teatro de Rua que deve acontecer também nesta próxima semana.
Entendo que o papel do Estado não é simplesmente atender as demandas apresentadas. Cabe a ele também ser propositor, articulador e compreender sua atuação como uma ação maior, democrática e tendo uma visão do todo e de todos. O governo é eleito por parte da população, mas deve governar para todos. Assim, cada vez mais, acho que a proposta do CEACEN/FUNARTE é uma síntese.
É importante dizer que nenhum recurso será aplicado de forma leviana. São recursos públicos e devem ser aplicados em ações públicas. Os editais, os julgamentos, os critérios serão trabalhados para que o Fundo Setorial de Circo, Teatro e Dança garanta democraticamente o acesso da população à arte.
A proposta CEACEN/FUNARTE ainda é discutida dentro do Ministério em relação aos outros fundos setoriais. Haverá, conforme acordo com o ministério, uma reunião do Comitê Gestor do Fundo de Circo, Dança e Teatro.
Márcio Boaro: não há como voltarmos no tempo e termos algumas outras idéias e pronto. A proposta do CEACEN/FUNARTE já passou por um monte de instâncias: debates, Colegiados de Circo, Dançam e Teatro, FUNARTE, MINC, Fórum de Secretários, etc. etc. Defendo que a existência de dois grandes editais que contemplem as formas de produzir não é fratricida. Contempla produção, circulação e manutenção além de dar um direcionamento político para o reconhecimento pelo poder público desta formas de fazer circo, dança e teatro.
Outra coisa: não podemos perder de vista que estamos criando ações para as três áreas: Circo, Dança e Teatro.
Isabela, desculpa não ter te respondido antes. Mas farei em breve. Explicarei como fazemos a formação das comissões dos prêmios já lançados pela FUNARTE este ano (para nós foi uma vitória os editais saírem no primeiro semestre), ok?
Sexta feira, 16 de julho e por hoje é só. Até segunda para todos e bom fim de semana
Recoloco aqui as ações da proposta CEACEN/FUNARTE:
MinC/FUNARTE/Ceacen
FUNDO SETORIAL DE CIRCO, DANÇA E TEATRO
Nos últimos anos, o
Nas áreas do Circo, da Dança e do Teatro as ações elaboradas pela Fundação
Contudo, ainda há à necessidade de se ampliar e
Dessa forma, o CEACEN vem apresentar um conjunto de
As ações planejadas são descritas a seguir.
TOTAL INVESTIDO: 82 milhões
SUPLEMENTAÇÃO
DE EDITAIS FUNARTE
1. Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas – 2 milhões
Fomento a projetos de residência artística nas áreas de Teatro, Dança e Circo, promovendo o intercâmbio entre artistas ou a especialização de artistas ou técnicos de artes cênicas no Brasil ou no exterior.
2. Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas – 2.7 milhões
Fomento a projetos de festivais nacionais e internacionais de Teatro, Dança e Circo, promovendo mostras de espetáculos e outras atividades de formação, difusão e reflexão artística.
3. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua – 2 milhões
Fomento a projetos que apóie grupos de rua de teatro, dança ou circo, promovendo a realização de espetáculos fora do espaço tradicional da casa de espetáculo.
4. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – 3 milhões
Fomento a projetos de apoio a circos, companhias, empresas, trupe e grupos circenses além de mestres, promovendo a difusão a classe circense no país.
5. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 – 3 milhões
Fomento a projetos de dança, promovendo o desenvolvimento de atividades artísticas da dança em todas as suas modalidades.
6. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 – 7 milhões
Fomento a projetos de teatro, promovendo o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro em todas as suas modalidades.
TOTAL INVESTIDO – 19.7 milhões
NOVOS EDITAIS
Apoio a atividades nas áreas de Circo, Dança e Teatro, contemplando as seguintes categorias:
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – 20 milhões
2. Programação de Espaços Cênicos – 18 milhões
3. Produção Independente – 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – 1 milhão
TOTAL INVESTIDO – 51 milhões
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – Fomento a núcleos artísticos de Circo, Dança e Teatro, que possuam trabalho continuado, através do apoio a projetos com duração de 8 (oito) a 12 (doze) meses, que incluam ações como: criação, apresentação e circulação de números, coreografias e espetáculos (repertório ou inéditos); intercâmbio e residências artísticas; montagem, pesquisa e desenvolvimento de linguagem, movimento e novas técnicas; aprimoramento e qualificação artística e técnica dos integrantes; realização de oficinas e cursos; dentre outras atividades regulares.Investimento: 20 milhões
NOVOS EDITAIS
2 Programação de Espaços Cênicos – Fomento a projetos que impulsionem programas e atividades de interesse público para espaços cênicos privados, em todo o território nacional, por meio de uma programação de 8 (oito) a 12 (doze) meses de duração. O apoio será destinado a projetos de programação artística que desenvolvam ações como: apresentações de espetáculos, cursos e oficinas, palestras, seminários, conferências, debates, intercâmbio e residências artísticas, entres outras. A partir de suas atividades, todas as propostas de programação artística devem promover a formação de público, o envolvimento da comunidade local e a diversidade da programação apresentada; além de ser coerente com a identidade e os objetivos do espaço. Devem também incluir parcerias com outros espaços, circuitos e outras atividades de diferentes cidades ou estados, com objetivo de promover uma circulação nacional, que integre a programação sugerida.Investimento: 18 milhões
3. Produção Independente – Fomento a projetos de produção e circulação de espetáculos (inéditos ou não) de Circo, Dança e Teatro, propostos por produtores que possuam trabalho reconhecido na área; com o objetivo de promover a diversidade temática e estética, atendendo ao interesse cultural e artístico de um dos segmentos. Investimento: 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – Fomento a projetos de organização, produção e difusão de críticas sobre espetáculos de Circo, Dança ou Teatro; por meio de ações como: publicação (impressa); criação de conteúdo para sites, blog e mídias diversas; dentre outras, que poderão ser inéditas, já desenvolvidas, ou estar em vias de elaboração/execução. Esta categoria tem como objetivo a criação de veículos e espaços que estimulem a reflexão sobre a cena contemporânea.Investimento: 1 milhão
OUTRA AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – 2 milhões
4. Mapeamento da Dança – 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – 300 mil
TOTAL INVESTIDO – 11.3 milhões
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – Criação e desenvolvimento de um Centro de Referência das Artes Cênicas com ações voltadas para a qualificação de excelência (como exemplo, residências internacionais), implantação do Programa Funarte de Desenvolvimento do Teatro para crianças e jovens, ações para propiciar cooperação e circulação internacional, estudos e proposições de políticas públicas para as Artes Cênicas e Formação técnica. Desenvolverá também ações de aproximação entre as Artes Cênicas e o ensino formal. Investimento: 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – Fomento a projetos que apóie circos que necessitem de nova lona e equipamentos para continuidade de suas atividades, principalmente em razão de tempestades ou outros problemas. Investimento: 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – Lançamento de uma campanha publicitária utilizando os veículos de comunicação com o objetivo de sensibilizar a sociedade como um todo e de maneira específica as Prefeituras, para a valorização da arte circense itinerante. Investimento: 2 milhões
4. Censo da Dança – Financiamento e acompanhamento de levantamento de dados e pesquisa sobre a atividade de dança no Brasil. O projeto servirá como um piloto para implementação nas áreas de Circo e Teatro nos próximos anos. Investimento: 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – O Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Iberescena em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica. Investimento: 300 mil
As ações propostas pelo CEACEN para o Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro pretendem assim contribuir para a formação de uma política pública de cultura sólida e de longa duração, a partir de um longo processo de diálogos e trabalho conjunto. Pretendem ainda colaborar, efetivamente, para o acesso da população às artes cênicas, ao incentivo e à valorização dos segmentos artísticos em todas as suas vertentes e formas de atuação, enfatizando o desenvolvimento e o fortalecimento das cadeias produtivas de cada setor.
3. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua – 2
Fomento a projetos que apóie grupos
4. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – 3 milhões
Fomento a projetos de apoio a circos,
5. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 – 3
Fomento a projetos de dança,
6. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 – 7
Fomento a projetos de teatro,
TOTAL INVESTIDO – 19.7 milhões
NOVOS EDITAIS
Apoio a atividades nas áreas de
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – 20
2. Programação de Espaços Cênicos – 18 milhões
3. Produção Independente – 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – 1 milhão
TOTAL INVESTIDO – 51 milhões
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – Fomento a núcleos artísticos de Circo, Dança e Teatro, que possuam trabalho continuado, através do apoio a projetos com duração de 8 (oito) a 12 (doze) meses, que incluam ações como: criação, apresentação e circulação de números, coreografias e espetáculos (repertório ou inéditos); intercâmbio e residências artísticas; montagem, pesquisa e desenvolvimento de linguagem, movimento e novas técnicas; aprimoramento e qualificação artística e técnica dos integrantes; realização de oficinas e cursos; dentre outras atividades regulares.Investimento: 20 milhões
NOVOS EDITAIS
2 Programação de Espaços Cênicos – Fomento a projetos que impulsionem programas e atividades de interesse público para espaços cênicos privados, em todo o território nacional, por meio de uma programação de 8 (oito) a 12 (doze) meses de duração. O apoio será destinado a projetos de programação artística que desenvolvam ações como: apresentações de espetáculos, cursos e oficinas, palestras, seminários, conferências, debates, intercâmbio e residências artísticas, entres outras. A partir de suas atividades, todas as propostas de programação artística devem promover a formação de público, o envolvimento da comunidade local e a diversidade da programação apresentada; além de ser coerente com a identidade e os objetivos do espaço. Devem também incluir parcerias com outros espaços, circuitos e outras atividades de diferentes cidades ou estados, com objetivo de promover uma circulação nacional, que integre a programação sugerida.Investimento: 18 milhões
3. Produção Independente – Fomento a projetos de produção e circulação de espetáculos (inéditos ou não) de Circo, Dança e Teatro, propostos por produtores que possuam trabalho reconhecido na área; com o objetivo de promover a diversidade temática e estética, atendendo ao interesse cultural e artístico de um dos segmentos. Investimento: 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – Fomento a projetos de organização, produção e difusão de críticas sobre espetáculos de Circo, Dança ou Teatro; por meio de ações como: publicação (impressa); criação de conteúdo para sites, blog e mídias diversas; dentre outras, que poderão ser inéditas, já desenvolvidas, ou estar em vias de elaboração/execução. Esta categoria tem como objetivo a criação de veículos e espaços que estimulem a reflexão sobre a cena contemporânea.Investimento: 1 milhão
OUTRA AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – 2 milhões
4. Mapeamento da Dança – 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – 300 mil
TOTAL INVESTIDO – 11.3 milhões
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – Criação e desenvolvimento de um Centro de Referência das Artes Cênicas com ações voltadas para a qualificação de excelência (como exemplo, residências internacionais), implantação do Programa Funarte de Desenvolvimento do Teatro para crianças e jovens, ações para propiciar cooperação e circulação internacional, estudos e proposições de políticas públicas para as Artes Cênicas e Formação técnica. Desenvolverá também ações de aproximação entre as Artes Cênicas e o ensino formal. Investimento: 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – Fomento a projetos que apóie circos que necessitem de nova lona e equipamentos para continuidade de suas atividades, principalmente em razão de tempestades ou outros problemas. Investimento: 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – Lançamento de uma campanha publicitária utilizando os veículos de comunicação com o objetivo de sensibilizar a sociedade como um todo e de maneira específica as Prefeituras, para a valorização da arte circense itinerante. Investimento: 2 milhões
4. Censo da Dança – Financiamento e acompanhamento de levantamento de dados e pesquisa sobre a atividade de dança no Brasil. O projeto servirá como um piloto para implementação nas áreas de Circo e Teatro nos próximos anos. Investimento: 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – O Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Iberescena em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica. Investimento: 300 mil
As ações propostas pelo CEACEN para o Fundo
segunda-feira, 28 de junho de 2010
intervalo
Meus Caros,
Recebi hoje a informação do Ministério da Cultura que o lançamento dos Fundos Setoriais foi adiado para por volta do dia 25 de Julho. Isto se deu para ter um pouco mais de tempo para a finalização e consolidação de todos os fundos. Serão lançados 8 fundos setoriais. Amanhã acontece em Brasília a reunião da Comissão Nacional do Fundo Nacional de Cultura e em breve serão marcadas as reunião dos Comitês Técnicos.
Mais notícias informo aqui.
Um abraço
Marcelo Bones
sábado, 19 de junho de 2010
SEMANA INTENSA
Amigos,
Confesso que nesta semana foi difícil acompanhar e participar do Debate Cênico. Além dos muitos temas, muito trabalho, muitas viagens e uma gripe insistente que já passou. Participei pouco aqui mas, como a coruja da piada, "prestei uma atenção danada".
- Vou posicioná-los sobre as reuniões de São Paulo, do Grupo de Trabalho criado pelo Minc, para discutir as propostas para os Fundos Setoriais. Foram debates importantes de avaliação e aprofundamento das proposições. Uma novidade é que surgiram propostas de ações transversais aos 8 fundos setoriais que serão criados. Um exemplo é a existência de várias proposições de ações do que podemos chamar "capacitação de excelência", em diversos fundos setoriais. Tentaremos, técnicamente, unificá-las em um programa só. Outra proposta é a criação de ações transetoriais. A conversa com a Secretária do Áudio Visual foi muito interessante para o nosso setor. É verdade que isto poderá trazer algumas modificações nas propostas discutidas aqui e nos Colegiados, mas avalio que nenhuma mudança radical do conceito acontecerá, apenas mudanças pontuais. Semana que vem, uma outra rodada de reuniões acontecerá em Brasília para o "bater do martelo". Informo depois.
- Tudo indica que o lançamento dos Fundos acontecerá no dia 30 de junho. Aproximadamente uns 15 dias depois, serão lançados os editais e serão iniciados os convênios e as outras ações.
- Continuamos aguardando uma posição final do Ministério em relação ao pedido de aumento do valor dos recursos. Esperança...
- Creio que aqui no Debate Cênico apareceram dois importantes temas: a questão da representatividade e a questão da relação do setor público com os grupos, companhias, produtores independentes, etc. Quero muito me manifestar mais sobre estas questões e só esperarei terminar a intensa correria destes dias. São temas fundamentais para o avanço das políticas públicas para as artes. O diálogo com a sociedade civil continua aberto e democrático. E a sociedade civil não tem uma posição única e não é mololítica.
- Como viram, a regulamentação do regimento dos fundos setoriais foi publicada no Diário Oficial. Ainda não tive tempo para ler com calma. Ela foi debatida em tempo pequeno nos colegiados setoriais. É importante reconhecer que estamos num momento de transição e que esta experiência dos Fundos Setoriais ainda é uma experimentação de um modelo que só terá completa institucionalidade quando for aprovado o Pró Cultura.
Um abraço a todos e boa festa no jogo do Brasil.
Marcelo Bones
Aproveito para listar novamente as ações que estamos discutindo:
SUPLEMENTAÇÃO DOS EDITAIS
1. Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas
2. Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas
3. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010
4. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010
5. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010
6. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua
NOVOS EDITAIS
1. Manutenção de Núcleos Artísticos com trabalho continuado.
2. Fomento a Produtores Independentes
3. Apoio à Programação de Espaços Cênicos
4. Bolsa Estímulo à Reflexão Crítica de Espetáculos
5. Edital Lonas de Circo
OUTRAS AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Implantação do Centro Internacional das Artes Cênicas
2. Mapeamento da Dança
3. Campanha Publicitária Receba o Circo de Braços Abertos
4. Repasse para o Fundo Internacional IBERESCENA
Confesso que nesta semana foi difícil acompanhar e participar do Debate Cênico. Além dos muitos temas, muito trabalho, muitas viagens e uma gripe insistente que já passou. Participei pouco aqui mas, como a coruja da piada, "prestei uma atenção danada".
- Vou posicioná-los sobre as reuniões de São Paulo, do Grupo de Trabalho criado pelo Minc, para discutir as propostas para os Fundos Setoriais. Foram debates importantes de avaliação e aprofundamento das proposições. Uma novidade é que surgiram propostas de ações transversais aos 8 fundos setoriais que serão criados. Um exemplo é a existência de várias proposições de ações do que podemos chamar "capacitação de excelência", em diversos fundos setoriais. Tentaremos, técnicamente, unificá-las em um programa só. Outra proposta é a criação de ações transetoriais. A conversa com a Secretária do Áudio Visual foi muito interessante para o nosso setor. É verdade que isto poderá trazer algumas modificações nas propostas discutidas aqui e nos Colegiados, mas avalio que nenhuma mudança radical do conceito acontecerá, apenas mudanças pontuais. Semana que vem, uma outra rodada de reuniões acontecerá em Brasília para o "bater do martelo". Informo depois.
- Tudo indica que o lançamento dos Fundos acontecerá no dia 30 de junho. Aproximadamente uns 15 dias depois, serão lançados os editais e serão iniciados os convênios e as outras ações.
- Continuamos aguardando uma posição final do Ministério em relação ao pedido de aumento do valor dos recursos. Esperança...
- Creio que aqui no Debate Cênico apareceram dois importantes temas: a questão da representatividade e a questão da relação do setor público com os grupos, companhias, produtores independentes, etc. Quero muito me manifestar mais sobre estas questões e só esperarei terminar a intensa correria destes dias. São temas fundamentais para o avanço das políticas públicas para as artes. O diálogo com a sociedade civil continua aberto e democrático. E a sociedade civil não tem uma posição única e não é mololítica.
- Como viram, a regulamentação do regimento dos fundos setoriais foi publicada no Diário Oficial. Ainda não tive tempo para ler com calma. Ela foi debatida em tempo pequeno nos colegiados setoriais. É importante reconhecer que estamos num momento de transição e que esta experiência dos Fundos Setoriais ainda é uma experimentação de um modelo que só terá completa institucionalidade quando for aprovado o Pró Cultura.
Um abraço a todos e boa festa no jogo do Brasil.
Marcelo Bones
Aproveito para listar novamente as ações que estamos discutindo:
SUPLEMENTAÇÃO DOS EDITAIS
1. Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas
2. Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas
3. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010
4. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010
5. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010
6. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua
NOVOS EDITAIS
1. Manutenção de Núcleos Artísticos com trabalho continuado.
2. Fomento a Produtores Independentes
3. Apoio à Programação de Espaços Cênicos
4. Bolsa Estímulo à Reflexão Crítica de Espetáculos
5. Edital Lonas de Circo
OUTRAS AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Implantação do Centro Internacional das Artes Cênicas
2. Mapeamento da Dança
3. Campanha Publicitária Receba o Circo de Braços Abertos
4. Repasse para o Fundo Internacional IBERESCENA
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Organizando as idéias
A Proposta de criação do Debate Cênico foi discutir o Fundo Setorial de Artes Cênicas. Paralelo a isto apareceram outras questões:
1- Debate-se o uso da expressão Artes Cênicas com interessantes pontos de vista.Uma ação prática foi a proposição, pelo Colegiado de Dança, da substituição do nome do fundo para Fundo do Circo, Dança e Teatro. O Colegiado de Teatro concordou e o de Circo vai se manifestar. Eu adotei este novo nome até segunda ordem.
2- Debate-se a necessidade de criar programas com foco no cidadão, no público.
3- Falou-se da necessidade de participar da pauta Legislativa: Pró Cultura e PEC 150 principalmente. Foi proposta uma ação concreta de escrita de um manifesto pela aprovação imediata da PEC 150, para ser lido nas apresentações de Circo, Dança e Teatro.
4- Num relâmpago, organizou-se um manifesto dirigido ao Ministro da Cultura Juca Ferreira reivindicando mais recursos para o Fundo. Milhares de assinaturas. Foi entregue no dia 2 de junho, pelo Colegiado de Circo, para o Secretário do CNPC Gustavo Vidigal que entregará ao ministro.
5- Alguns setores específicos apresentaram demandas para o Fundo: Renatin, Malabarismo Contemporâneo, Teatro de Rua, fóruns regionais, etc.
Quanto às ações do Fundo
1- A Funarte apresentou uma proposta de ações. Nos Colegiados e aqui no Debate Cênico que de maneira geral foram legitimadas. As propostas estão também publicadas no blogwww.debatecenico.blogspot.com.
2- A Funarte apresentou uma proposta de distribuição regional dos recursos. Congestionamento geral. Debate acalorado. Argumentos importantes. Enxurrada de números, dados e informações sobre inscrições, premiações, distribuição pelo país. JUSTIÇA. A Funarte propôs não incluir a distribuição regional nos editais e fazer um estudo mais elaborado, incluindo ajuda do Debate Cênico.
3- A proposta de ações, com algumas poucas modificações geradas no Debate Cênico, foi apresentada aos colegiados incluindo proposta de distribuição dos recursos para cada ação. O Colegiado de Dança reivindicou uma ação estruturante específica: O mapeamento da Dança no Brasil (Funarte achou justo e está estudando a proposta). O Colegiado de Teatro propôs modificações na distribuição dos recursos para cada ação (aguardamos a proposta para debatermos).
Acho que é isto. Se não, ajudem-nos a organizar as idéias
Último Minuto: Sinto falta de qualificarmos o debate um pouco mais. Definições, conceitos, grandes temas que nós cercam: papel do estado. cultura dos editais, relação entre o público e o privado. Muitas coisas ainda pela frente
Um abraço a todos
Marcelo Bones
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Distribuição dos recursos por ação do Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro
Caros,
TOTAL PREVISTO: 80 milhões
SUPLEMENTAÇÃO DE EDITAIS
1. Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas – 2 milhões
2. Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas – 2.7 milhões
3. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua – 2 milhões
4. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – 3 milhões
5. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 – 3 milhões
6. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 – 7 milhões
Apoio a atividades nas áreas de Circo, Dança e Teatro, contemplando as seguintes categorias:
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – 20 milhões
2. Fomento a Produtores Independentes – 12 milhões
3. Bolsa Estímulo à Reflexão Crítica de Espetáculos – 1 milhão
4. Fomento à Programação de Espaços Cênicos – 18 milhões
1. Manutenção de Atividades Artísticas – Fomento a núcleos artísticos de Circo, Dança e Teatro, de reconhecida relevância, que possuam trabalho continuado e pelo menos cinco anos, com pelo menos três montagens realizadas. O fomento visa o desenvolvimento artístico dos núcleos, através de projetos que incluam atividades como: realização de oficinas e cursos para seus componentes, pagamento de salários de artistas e técnicos, aluguel de salas de ensaios, residências artística, montagem e apresentação de espetáculo (qualquer etapa), pesquisa de linguagem ou movimento, entre outros. Investimento: 20 milhões 2. Fomento a Produtores Independentes – Fomento a projetos de produção e circulação de espetáculos de Circo, Dança e Teatro, propostos por produtores independentes, que possuam trabalho reconhecido na área.Investimento: 12 milhões
3. Bolsa Estímulo à Reflexão Crítica de Espetáculos – Fomento a projetos que promovam a reflexão crítica e o debate cênico sobre as áreas do Circo, Dança e Teatro, de forma a estimular o fortalecimento de redes, sites, publicações e outras mídias. Investimento: 1 milhão
4. Apoio à Programação de Espaços Cênicos – Fomento a projetos estratégicos de programação anual propostos por espaços cênicos privados, em todo o território nacional, que relacionem diferentes atividades, de diferentes linguagens e, preferencialmente, em parceria com outros espaços cênicos de diferentes cidades ou estados. Investimento: 18 milhões
AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – 4.5 milhões
2. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – 2 milhões
3. Edital Lonas de Circo – 2.5 milhões
4. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – 300 mil
Terminou a pouco a reunião do Colegiado de Circo aqui em Brasília. Assim completamos este ciclo de debates das proposta de ações para o Fundo Setorial De Circo, Dança e Teatro. Publico aqui agora as proposta com pequenas alterações (cortamos a circulação internacional, por exemplo) e os valores para cada ação proposta. Seria interessaste que cada colegiado manifestasse aqui o debate que foi realizado. Vou só indicar algumas grandes coisas. O Colegiado de Dança propôs a criação de uma outra ação estruturante para a Dança: o início do mapeamento da Dança com recursos através de um convênio. O Colegiado de Teatro propôs uma outra distribuição de valores entre as ações propostas. Eles devem postar aqui a proposta feita por eles.
Um abraço a todos
Marcelo Bones
FUNDO DE CIRCO, DANÇA E TEATRO
MinC/FUNARTE/Ceacen
MinC/FUNARTE/Ceacen
TOTAL PREVISTO: 80 milhões
1. Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas –
2. Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas – 2.7 milhões
3. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua – 2
4. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – 3 milhões
5. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 – 3
6. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 – 7
TOTAL INVESTIDO – 19.7 milhões
NOVOS EDITAIS Apoio a atividades nas áreas de
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – 20 milhões
2. Fomento a Produtores Independentes – 12 milhões
3. Bolsa Estímulo à Reflexão Crítica de
4. Fomento à Programação de Espaços Cênicos – 18
TOTAL INVESTIDO – 51 milhões
1. Manutenção de Atividades Artísticas – Fomento a núcleos artísticos de Circo, Dança e Teatro, de reconhecida relevância, que possuam trabalho continuado e pelo menos cinco anos, com pelo menos três montagens realizadas. O fomento visa o desenvolvimento artístico dos núcleos, através de projetos que incluam atividades como: realização de oficinas e cursos para seus componentes, pagamento de salários de artistas e técnicos, aluguel de salas de ensaios, residências artística, montagem e apresentação de espetáculo (qualquer etapa), pesquisa de linguagem ou movimento, entre outros. Investimento: 20 milhões 2. Fomento a Produtores Independentes – Fomento a projetos de produção e circulação de espetáculos de Circo, Dança e Teatro, propostos por produtores independentes, que possuam trabalho reconhecido na área.Investimento: 12 milhões
3. Bolsa Estímulo à Reflexão Crítica de Espetáculos – Fomento a projetos que promovam a reflexão crítica e o debate cênico sobre as áreas do Circo, Dança e Teatro, de forma a estimular o fortalecimento de redes, sites, publicações e outras mídias. Investimento: 1 milhão
4. Apoio à Programação de Espaços Cênicos – Fomento a projetos estratégicos de programação anual propostos por espaços cênicos privados, em todo o território nacional, que relacionem diferentes atividades, de diferentes linguagens e, preferencialmente, em parceria com outros espaços cênicos de diferentes cidades ou estados. Investimento: 18 milhões
AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – 4.5 milhões
2. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – 2 milhões
3. Edital Lonas de Circo – 2.5 milhões
4. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – 300 mil
TOTAL INVESTIDO – 9.3 milhões
MANIFESTO DOS ARTISTAS E PRODUTORES DO CIRCO, TEATRO E DANÇA
Apoios a este manifesto no email:
EXMO. SR. MINISTRO DE ESTADO DA CULTURA JUCA FERREIRA
EXMO. SR. SECRETÁRIO EXECUTIVO ALFREDO MANEVY
Prezados Senhores,
Prezados Senhores,
Os Colegiados Setoriais de Circo, Dança e Teatro, órgãos consultivos do Conselho Nacional de Políticas Culturais, demais coletivos e entidades da sociedade civil, artistas e produtores abaixo assinados, vêm, pelo presente, expor e requerer o que segue.
A execução do Fundo Nacional de Cultura prevista para o ano de 2010 está sendo encaminhada pela Secretaria Executiva do MinC de forma positiva, implementando, ainda antes da aprovação da nova legislação que acena nesse sentido - Pró-Cultura - os Fundos Setoriais, o que tem sido considerado um grande avanço pelos trabalhadores da cultura de todo o país.
A participação da sociedade civil no processo de elaboração e implementação de políticas públicas para a cultura, em especial para as áreas das artes, tem mobilizado de forma significativa, em todas as regiões do país, coletivos e entidades, artistas e cidadãos, o que restou comprovado durante o processo da II Conferência Nacional de Cultura, em especial na realização das Pré-Conferências Setoriais.
O resultado do trabalho dos Colegiados Setoriais, em especial os Planos Setoriais de cada área, apontando diretrizes para o Poder Público nas três esferas, que serão indispensáveis para a futura implementação do Sistema Nacional de Cultura, demonstra o amadurecimento do processo de construção coletiva de políticas públicas específicas para cada setor.
As áreas das Artes Cênicas, a saber, Circo, Dança e Teatro, conquistaram um grande avanço no decorrer do processo, pois foi possível tratar de forma individual suas especificidades, à partir da criação de Câmaras Setoriais independentes, atuais Colegiados Setoriais do CNPC, com o apoio desse Ministério e da FUNARTE, considerando que são áreas de conhecimento distintas e que necessitam políticas e programas específicos para seu pleno desenvolvimento.
Nesse sentido, é o presente para requerer se digne Vossa Excelência considerar que os valores destinados ao Fundo Setorial de Artes Cênicas, que deverá atender a programas estruturantes de três áreas distintas, além dos programas de fomento comuns às mesmas, sejam ampliados de forma significativa, considerando, ainda, que para as outras áreas das artes, a exemplo da Música e das Artes Visuais, está sendo previsto o mesmo valor para seus Fundos Setoriais, sem que estes setores necessitem atender a realidades tão diversas.
Certos do apoio do Ministério da Cultura, como já demonstrado em vários pleitos anteriores, das áreas de Circo, Dança e Teatro, despedimo-nos respeitosamente.
Em 02 de junho de 2010.
Colegiado Setorial de Circo do CNPC
Colegiado Setorial de Dança do CNPC
Colegiado Setorial de Teatro do CNPC
(Segue mais de 5 mil assinaturas de entidades, coletivos e artistas que apóiam esse pleito)
sábado, 29 de maio de 2010
Proposta FUNARTE - Fundo Setorial do Circo, da Dança e do Teatro
Meus caros,
Abaixo estão as propostas apresentadas pela FUNARTE e debatidas nos Colegiados Setorias de Dança (quarta e quinta) e de Teatro (quinta e sexta). Na semana que vem acontecerá o Colegiado de Circo (terça e quarta) Estamos apresentando nos colegiados uma proposta distribuição dos recursos do Fundo Setorial do Circo, do Teatro e da Dança (80 milhões) para cada ação. Após o Colegiado de Circo apresentaremos aqui a proposta que foi feita pela Funarte e uma outra proposta, de distribuição dos recursos, feita pelo Colegiado de Teatro.
Um abraço
Marcelo Bones
FUNDO SETORIAL DO CIRCO, DA DANÇA E DO TEATRO
MinC/ FUNARTE/ Ceacen
SUPLEMENTAÇÃO DE EDITAIS
1. Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas – 2 milhões
2. Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas – 2.7 milhões
3. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua – 2 milhões
4. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – 3 milhões
5. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 – 3 milhões
6. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 – 7 milhões
Novos Editais 2010
Apoio a atividades nas áreas de Circo, Dança e Teatro, contemplando as seguintes categorias:
1. Manutenção de Núcleos Artísticos
2. Fomento a Produtores Independentes
3. Bolsa Estímulo à Reflexão Crítica de Espetáculos
4. Fomento à Programação de Espaços Cênicos
OUTRAS AÇÕES
1.1. Convênio Centro de Referência do Circo, da Dança e do Teatro
2.2. Campanha Receba o Circo de Braços Aberto
3.3. Edital Lonas de Circo
4.4. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Editais FUNARTE
URGENTE
Funarte estende prazo para envio de projetos
A Fundação Nacional de Artes – Funarte estendeu os prazos para inscrição de alguns de seus editais, em decorrência da greve dos Correios. A instituição aceitará projetos postados até o dia seguinte do final da paralisação.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
PROPOSIÇÕES DA CULTURA EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL
PROPOSIÇÕES PRIORITÁRIAS EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL
PROCULTURA
PL 6722/2010- autoria do Executivo. Institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura- Procultura, e dá outras providências.
Tramitará pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Educação e Cultura, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça - Conclusivo nas Comissões.
Encontra-se na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, com relatoria do Dep. Dr Ubiali (PSB –SP).
Prazo para emendas ao projeto: 5 sessões ordinárias a partir de 20/05/2010
PNC
PL 6835/2006, na Câmara e PLC 56/2010 no Senado - PNC, do Dep. Gilmar Machado PT /MG e outros, Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC
Aprovado na Câmara, está no Senado, onde será apreciado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, de Assuntos Econômicos e de Educação, Cultura e Esporte, cabendo à última a decisão terminativa. A Senadora Ideli Salvatti será a relatora.
Encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando designação do relator.
VALE CULTURA
PL 5798/2009, na Câmara e PLC 221/2009, no Senado- autoria Poder Executivo- institui o Programa de Cultura do Trabalhador, cria o Vale-Cultura e dá outras providências.
Aprovado na Câmara dos Deputados. Quando da apreciação pelo Senado Federal, recebeu emendas, retornando à Câmara onde as emendas do Senado foram aprovadas.
Encontra-se Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) com parecer recebido para publicação.
A matéria será submetida à Plenário.
SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
PEC 416/2005- Dep. Paulo Pimenta e outros- Acrescenta o art. 216-A à Constituição para instituir o Sistema Nacional de Cultura.
Analisada por Comissão Especial, que aprovou o parecer do Dep. Paulo Rubem Santiago. Parecer aguarda publicação.
Será votada em dois turnos pelo Plenário para, posteriormente, ser remetida ao Senado Federal.
Não há impedimento para tal, dependendo apenas decisão do colégio de lideres para inclusão na Pauta.
CULTURA COMO DIREITO SOCIAL
PEC 49/2007 de autoria do Dep. Iran Barbosa - Dá nova redação ao art. 6º, sobre direitos sociais da Constituição Federal. Inclui a cultura como direito social do cidadão. Altera a Constituição de 1988. (a PEC 236/2008- Dep. José Fernando Aparecido de Oliveira, está apensada à ela).
Está em fase de indicação pelas Lideranças dos membros para compor à Comissão Especial que analisará a matéria.
DESTINAÇÃO DE RECURSOS À CULTURA
PEC 324/2001 no qual a PEC 150/2003 está anexada de autoria do Dep. Paulo Rocha, Gilmar Machado, Zezéu Ribeiro, Fátima Bezerra e outros- Acrescenta o Artigo 216-A à constituição Federal, para destinação de recursos à cultura. A União aplicará anualmente nunca menos de dois por cento, os Estados e o Distrito Federal, um e meio por cento, e os Municípios, um por cento, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na preservação do patrimônio cultural brasileiro e na produção e difusão da cultura nacional
Aprovada pela Comissão Especial, está pronta para Ordem do Dia para ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara dos Deputados
PROCULTURA
PL 6722/2010- autoria do Executivo. Institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura- Procultura, e dá outras providências.
Tramitará pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Educação e Cultura, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça - Conclusivo nas Comissões.
Encontra-se na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, com relatoria do Dep. Dr Ubiali (PSB –SP).
Prazo para emendas ao projeto: 5 sessões ordinárias a partir de 20/05/2010
PNC
PL 6835/2006, na Câmara e PLC 56/2010 no Senado - PNC, do Dep. Gilmar Machado PT /MG e outros, Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC
Aprovado na Câmara, está no Senado, onde será apreciado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, de Assuntos Econômicos e de Educação, Cultura e Esporte, cabendo à última a decisão terminativa. A Senadora Ideli Salvatti será a relatora.
Encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando designação do relator.
VALE CULTURA
PL 5798/2009, na Câmara e PLC 221/2009, no Senado- autoria Poder Executivo- institui o Programa de Cultura do Trabalhador, cria o Vale-Cultura e dá outras providências.
Aprovado na Câmara dos Deputados. Quando da apreciação pelo Senado Federal, recebeu emendas, retornando à Câmara onde as emendas do Senado foram aprovadas.
Encontra-se Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) com parecer recebido para publicação.
A matéria será submetida à Plenário.
SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
PEC 416/2005- Dep. Paulo Pimenta e outros- Acrescenta o art. 216-A à Constituição para instituir o Sistema Nacional de Cultura.
Analisada por Comissão Especial, que aprovou o parecer do Dep. Paulo Rubem Santiago. Parecer aguarda publicação.
Será votada em dois turnos pelo Plenário para, posteriormente, ser remetida ao Senado Federal.
Não há impedimento para tal, dependendo apenas decisão do colégio de lideres para inclusão na Pauta.
CULTURA COMO DIREITO SOCIAL
PEC 49/2007 de autoria do Dep. Iran Barbosa - Dá nova redação ao art. 6º, sobre direitos sociais da Constituição Federal. Inclui a cultura como direito social do cidadão. Altera a Constituição de 1988. (a PEC 236/2008- Dep. José Fernando Aparecido de Oliveira, está apensada à ela).
Está em fase de indicação pelas Lideranças dos membros para compor à Comissão Especial que analisará a matéria.
DESTINAÇÃO DE RECURSOS À CULTURA
PEC 324/2001 no qual a PEC 150/2003 está anexada de autoria do Dep. Paulo Rocha, Gilmar Machado, Zezéu Ribeiro, Fátima Bezerra e outros- Acrescenta o Artigo 216-A à constituição Federal, para destinação de recursos à cultura. A União aplicará anualmente nunca menos de dois por cento, os Estados e o Distrito Federal, um e meio por cento, e os Municípios, um por cento, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na preservação do patrimônio cultural brasileiro e na produção e difusão da cultura nacional
Aprovada pela Comissão Especial, está pronta para Ordem do Dia para ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara dos Deputados
sábado, 22 de maio de 2010
Panoramas Cruzados
Caríssimos,
Marcelo Bones
FUNARTE – CEACEN
POLÍTICAS ESTRUTURANTES PARA AS ARTES CÊNICAS
UMA NOVA FUNARTE
A FUNARTE cumpriu até aqui importante papel no cenário das artes cênicas no Brasil. Ao longo de sua trajetória, em cada momento histórico, apesar de percalços e dificuldades, buscou criar condições que contribuíssem para o melhor desenvolvimento do Circo, do Teatro e da Dança. Aproximando-se dos artistas e elaborando e desenvolvendo projetos e editais, ampliou a participação do estado no estímulo e apoio ao desenvolvimento deste setor.
Os tempos mudaram com grandes transformações ocorridas nas dinâmicas da produção artísticas e no país de maneira geral. Assim se apresenta como premente uma nova significação da FUNARTE como instituição responsável pelo fomento público ao desenvolvimento das artes em todo Brasil
Propomos assim o debate público, com os artistas e com a sociedade de um novo grande desafio: a criação de uma NOVA FUNARTE. É importante a compreensão da complexidade das demandas e realidades destes tempos atuais para a construção de novos paradigmas da ação pública no setor. Importante também é alinhar tudo isto com o papel assumido pelo Brasil recentemente no cenário mundial, colocando a arte como fator de identidade brasileira e desenvolvimento.
O desafio desta Nova Funarte é avançar de maneira firme para um novo patamar de atuação nas artes cênicas brasileiras. O impulso deste salto de qualidade da instituição está, a nosso ver, na sua capacidade propositora e provocadora, tanto em relação aos artistas quanto à sociedade: sair de uma posição passiva de atendimento de demandas e buscar o exercício de um protagonismo positivo.
Acompanhando e colaborando com os mecanismos de participação e de formulação das políticas públicas tais como PNC, SNC, CNPC, esta Nova Funarte deve também se colocar como detentora de processos próprios, que se direcionem à criação e fruição dos bens artísticos produzidos em nossa sociedade.
As relações internacionais, a circulação nacional, a articulação entre os entes federados são exemplos destas especificidades que cabem á NOVA FUNARTE.
Outro eixo específico do papel da NOVA FUNARTE é a ampliação da discussão sobre a relação entre cultura e arte. Devido ao grande desenvolvimento da cultura e da arte no país, e da ação pública referente a elas, o aprofundamento dessa compreensão permitirá uma abordagem adequada a cada uma.
Este documento se propõe a ser um ponto de partida para o processo de debate nacional em torno de formulações de políticas públicas estruturantes para as artes cênicas. Buscamos aqui provocar um debate que incorpore os avanços que o setor artístico, em especial as artes cênicas, teve nas últimas décadas, bem como também mirar na melhor qualificação da atuação da NOVA FUNARTE.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Contribuiçoões de Márcio e Marise para a proposta do post abaixo
Caros,
Vou explicar o que acho que seria o justo e democrático. Quem não concordar, pode bater... Gosto de debates acalorados!
Por favor não esqueçam que estou falando poucas linhas, para uma proposta mais elaborada precisaria de mais tempo, mas acredito que dá para passar o conceito que defendo neste e-mail.
Primeiro não podemos considerar que as regiões históricas do Brasil tem características uniformes.
Falando em Sudeste a região do norte de Minas Gerais é grande em extensão e tem uma grande população, mas tem IDH baixo, ou seja precisa proporcionalmente de mais dinheiro do que uma região do Centro-Oeste que tenha o IDH mais alto como a região de Goiânia. Como resolver isto? Dividindo o Brasil não em 5 regiões, mas em muitas micro-regiões (IDH e outros critérios) que tenham semelhanças socioeconômicas Este critério já existe e é oficial, o IBGE fornece.
A partir do momento que temos o Brasil mapeado em micro-regiões, passaremos a analisar a produção de artes cênicas do local, regiões com índices socioeconômicos baixos precisam ter um tipo de investimento, regiões com índice alto precisam, além de manter a produção existente, investir em formação de público, estou dando exemplos, o detalhamento seria muito maior.
Não é nada demorado, uma equipe de 3 pessoas faria isto em uma semana com os dados já disponíveis.
Fatiar o Bolo da forma como foi proposto é injusto para todos.
Grato
Márcio Boaro
Não deixo jamais de participar de um bom e qualificado debate.
Estamos nesse caminho.
Como disse, ainda que não concordando totalmente com a proposta da FUNARTE, estamos pela primeira vez discutindo números, ainda que a equação seja de improvável solução imediata.
Excelente a tua colocação de que o investimento deveria ser diferenciado por focos (formação, criação, produção, circulação e consumo) - e no meu entendimento por áreas (circo, dança e teatro), de acordo com as características de cada região. E, obviamente, por regiões, com base no IDH e outros critérios.
Mas como colocar tudo isso num edital? E quem tem acesso a esses editais?
Certamente não são aqueles que estão nas regiões com menor IDH!!!
É um grande tema político, meu caro.
Vamos discutir aqui em PoA/RS no dia 22/05, em um seminário de um dia inteiro (somente com a dança).
Estou acompanhando todas as manifestações.
E pensando...
Abraços a todos,
Marise Siqueira
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