Meus caros,
Atualizando as informações. Desculpa não ter conseguido acompanhar aqui, mas estou com os dias intensos e várias coisas ao mesmo tempo.
Relato alguns fatos:
No dia 21 de junho participei de uma reunião na FUNARTE RJ com a presença do Presidente Sérgio Mamberti, Diretora Executiva Myriam Lewin e a APTR – Associação dos Produtores Independentes do Rio de Janeiro. Nesta reunião foram discutidas as proposta formuladas pela CEACEN/FUNARTE para o Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro. No dia 29 de junho recebemos uma carta da APTR que entre outras coisas reivindicava uma paridade entre os recursos destinados para o Edital para a manutenção de coletivos artístico e o edital destinados aos produtores independentes para a produção e circulação de espetáculos. Esta carta ainda não foi respondida o que deve acontecer nos próximos dias. Minha posição nesta reunião foi de defesa da proposta do CEACEN/FUNARTE que destina 20 milhões para o edital de manutenção e 12 milhões para a produção. Para mim é claro que mesmo reconhecendo a importância de produtores, grandes e pequenos e com atividade em todo o Brasil, a produção de coletivos estáveis é maior no território nacional.
No dia 12 de julho participei em São Paulo de reunião na Cooperativa Paulista de Teatro com alguns movimentos do Teatro de São Paulo. sessenta pessoas aproximadamente. Convidei para estar comigo na reunião o Carlos Machado, diretor de Música da FUNARTE e José Luiz Herencia que é o Secretário de Políticas Culturais do Minc. A principal reivindicação colocada pelos movimentos de São Paulo é a proporção de para cada "um" aplicado no edital de produção, "três" devem ser aplicados no edital de manutenção de coletivos artísticos com trabalho continuado. Nesta reunião eu, além de apresentar a proposta do CEACEN/FUNARTE, defendi a manutenção da ação para os chamados produtores independentes explicando inclusive a presença desta forma de produzir teatro em variadas escalas e em muitas cidades do país. Espero um documento que formalize a proposta feita alí.
No dia 15 de julho participei em Rio Branco, Acre, da Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura onde uma das pautas foi a minha apresentação das ações para o Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro e posterior debate. Nenhuma ação ou valores foram questionados. A contribuição dos secretários de cultura reunidos ali foi da importância de se seguir uma determinação da CNPC de dezembro de 2009 que define critérios para a distribuição regional de recursos em editais do MINC e FUNARTE. Outro debate foi a questão da estadualização dos editais da Funarte. Os secretários estão elaborando proposta para os editais que serão lançados.
Além destas grandes reuniões tenho conversado com várias pessoas e entidades sobre a proposta CEACEN/FUNARTE que está em debate. Várias outras reuniões internas na FUNARTE e no MINISTÉRIO DA CULTURA. E continua semana que vêm: dia 24 participo do I Encontro Estadual de Circo, Dança e Teatro do Rio Grande do Sul onde o tema predominante será o Fundo Setorial e as propostas apresentadas pela CEACEN/FUNARTE. Tenho uma solicitação de uma reunião por SKYPE com a Rede Brasileira de Teatro de Rua que deve acontecer também nesta próxima semana.
Entendo que o papel do Estado não é simplesmente atender as demandas apresentadas. Cabe a ele também ser propositor, articulador e compreender sua atuação como uma ação maior, democrática e tendo uma visão do todo e de todos. O governo é eleito por parte da população, mas deve governar para todos. Assim, cada vez mais, acho que a proposta do CEACEN/FUNARTE é uma síntese.
É importante dizer que nenhum recurso será aplicado de forma leviana. São recursos públicos e devem ser aplicados em ações públicas. Os editais, os julgamentos, os critérios serão trabalhados para que o Fundo Setorial de Circo, Teatro e Dança garanta democraticamente o acesso da população à arte.
A proposta CEACEN/FUNARTE ainda é discutida dentro do Ministério em relação aos outros fundos setoriais. Haverá, conforme acordo com o ministério, uma reunião do Comitê Gestor do Fundo de Circo, Dança e Teatro.
Márcio Boaro: não há como voltarmos no tempo e termos algumas outras idéias e pronto. A proposta do CEACEN/FUNARTE já passou por um monte de instâncias: debates, Colegiados de Circo, Dançam e Teatro, FUNARTE, MINC, Fórum de Secretários, etc. etc. Defendo que a existência de dois grandes editais que contemplem as formas de produzir não é fratricida. Contempla produção, circulação e manutenção além de dar um direcionamento político para o reconhecimento pelo poder público desta formas de fazer circo, dança e teatro.
Outra coisa: não podemos perder de vista que estamos criando ações para as três áreas: Circo, Dança e Teatro.
Isabela, desculpa não ter te respondido antes. Mas farei em breve. Explicarei como fazemos a formação das comissões dos prêmios já lançados pela FUNARTE este ano (para nós foi uma vitória os editais saírem no primeiro semestre), ok?
Sexta feira, 16 de julho e por hoje é só. Até segunda para todos e bom fim de semana
Recoloco aqui as ações da proposta CEACEN/FUNARTE:
MinC/FUNARTE/Ceacen
FUNDO SETORIAL DE CIRCO, DANÇA E TEATRO
Nos últimos anos, o
Nas áreas do Circo, da Dança e do Teatro as ações elaboradas pela Fundação
Contudo, ainda há à necessidade de se ampliar e
Dessa forma, o CEACEN vem apresentar um conjunto de
As ações planejadas são descritas a seguir.
TOTAL INVESTIDO: 82 milhões
SUPLEMENTAÇÃO
DE EDITAIS FUNARTE
1. Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas – 2 milhões
Fomento a projetos de residência artística nas áreas de Teatro, Dança e Circo, promovendo o intercâmbio entre artistas ou a especialização de artistas ou técnicos de artes cênicas no Brasil ou no exterior.
2. Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas – 2.7 milhões
Fomento a projetos de festivais nacionais e internacionais de Teatro, Dança e Circo, promovendo mostras de espetáculos e outras atividades de formação, difusão e reflexão artística.
3. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua – 2milhões
Fomento a projetos que apóie gruposde rua de teatro, dança ou circo, promovendo a realização de espetáculos fora do espaço tradicional da casa de espetáculo.
4. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – 3 milhões
Fomento a projetos de apoio a circos,companhias, empresas, trupe e grupos circenses além de mestres, promovendo a difusão a classe circense no país.
5. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 – 3milhões
Fomento a projetos de dança,promovendo o desenvolvimento de atividades artísticas da dança em todas as suas modalidades.
6. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 – 7milhões
Fomento a projetos de teatro,promovendo o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro em todas as suas modalidades.
TOTAL INVESTIDO – 19.7 milhões
NOVOS EDITAIS
Apoio a atividades nas áreas deCirco, Dança e Teatro, contemplando as seguintes categorias:
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – 20milhões
2. Programação de Espaços Cênicos – 18 milhões
3. Produção Independente – 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – 1 milhão
TOTAL INVESTIDO – 51 milhões
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – Fomento a núcleos artísticos de Circo, Dança e Teatro, que possuam trabalho continuado, através do apoio a projetos com duração de 8 (oito) a 12 (doze) meses, que incluam ações como: criação, apresentação e circulação de números, coreografias e espetáculos (repertório ou inéditos); intercâmbio e residências artísticas; montagem, pesquisa e desenvolvimento de linguagem, movimento e novas técnicas; aprimoramento e qualificação artística e técnica dos integrantes; realização de oficinas e cursos; dentre outras atividades regulares.Investimento: 20 milhões
NOVOS EDITAIS
2 Programação de Espaços Cênicos – Fomento a projetos que impulsionem programas e atividades de interesse público para espaços cênicos privados, em todo o território nacional, por meio de uma programação de 8 (oito) a 12 (doze) meses de duração. O apoio será destinado a projetos de programação artística que desenvolvam ações como: apresentações de espetáculos, cursos e oficinas, palestras, seminários, conferências, debates, intercâmbio e residências artísticas, entres outras. A partir de suas atividades, todas as propostas de programação artística devem promover a formação de público, o envolvimento da comunidade local e a diversidade da programação apresentada; além de ser coerente com a identidade e os objetivos do espaço. Devem também incluir parcerias com outros espaços, circuitos e outras atividades de diferentes cidades ou estados, com objetivo de promover uma circulação nacional, que integre a programação sugerida.Investimento: 18 milhões
3. Produção Independente – Fomento a projetos de produção e circulação de espetáculos (inéditos ou não) de Circo, Dança e Teatro, propostos por produtores que possuam trabalho reconhecido na área; com o objetivo de promover a diversidade temática e estética, atendendo ao interesse cultural e artístico de um dos segmentos. Investimento: 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – Fomento a projetos de organização, produção e difusão de críticas sobre espetáculos de Circo, Dança ou Teatro; por meio de ações como: publicação (impressa); criação de conteúdo para sites, blog e mídias diversas; dentre outras, que poderão ser inéditas, já desenvolvidas, ou estar em vias de elaboração/execução. Esta categoria tem como objetivo a criação de veículos e espaços que estimulem a reflexão sobre a cena contemporânea.Investimento: 1 milhão
OUTRA AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – 2 milhões
4. Mapeamento da Dança – 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – 300 mil
TOTAL INVESTIDO – 11.3 milhões
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – Criação e desenvolvimento de um Centro de Referência das Artes Cênicas com ações voltadas para a qualificação de excelência (como exemplo, residências internacionais), implantação do Programa Funarte de Desenvolvimento do Teatro para crianças e jovens, ações para propiciar cooperação e circulação internacional, estudos e proposições de políticas públicas para as Artes Cênicas e Formação técnica. Desenvolverá também ações de aproximação entre as Artes Cênicas e o ensino formal. Investimento: 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – Fomento a projetos que apóie circos que necessitem de nova lona e equipamentos para continuidade de suas atividades, principalmente em razão de tempestades ou outros problemas. Investimento: 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – Lançamento de uma campanha publicitária utilizando os veículos de comunicação com o objetivo de sensibilizar a sociedade como um todo e de maneira específica as Prefeituras, para a valorização da arte circense itinerante. Investimento: 2 milhões
4. Censo da Dança – Financiamento e acompanhamento de levantamento de dados e pesquisa sobre a atividade de dança no Brasil. O projeto servirá como um piloto para implementação nas áreas de Circo e Teatro nos próximos anos. Investimento: 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – O Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Iberescena em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica. Investimento: 300 mil
As ações propostas pelo CEACEN para o FundoSetorial de Circo, Dança e Teatro pretendem assim contribuir para a formação de uma política pública de cultura sólida e de longa duração, a partir de um longo processo de diálogos e trabalho conjunto. Pretendem ainda colaborar, efetivamente, para o acesso da população às artes cênicas, ao incentivo e à valorização dos segmentos artísticos em todas as suas vertentes e formas de atuação, enfatizando o desenvolvimento e o fortalecimento das cadeias produtivas de cada setor.
3. Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua – 2
Fomento a projetos que apóie grupos
4. Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – 3 milhões
Fomento a projetos de apoio a circos,
5. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 – 3
Fomento a projetos de dança,
6. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 – 7
Fomento a projetos de teatro,
TOTAL INVESTIDO – 19.7 milhões
NOVOS EDITAIS
Apoio a atividades nas áreas de
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – 20
2. Programação de Espaços Cênicos – 18 milhões
3. Produção Independente – 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – 1 milhão
TOTAL INVESTIDO – 51 milhões
1. Manutenção de Núcleos Artísticos – Fomento a núcleos artísticos de Circo, Dança e Teatro, que possuam trabalho continuado, através do apoio a projetos com duração de 8 (oito) a 12 (doze) meses, que incluam ações como: criação, apresentação e circulação de números, coreografias e espetáculos (repertório ou inéditos); intercâmbio e residências artísticas; montagem, pesquisa e desenvolvimento de linguagem, movimento e novas técnicas; aprimoramento e qualificação artística e técnica dos integrantes; realização de oficinas e cursos; dentre outras atividades regulares.Investimento: 20 milhões
NOVOS EDITAIS
2 Programação de Espaços Cênicos – Fomento a projetos que impulsionem programas e atividades de interesse público para espaços cênicos privados, em todo o território nacional, por meio de uma programação de 8 (oito) a 12 (doze) meses de duração. O apoio será destinado a projetos de programação artística que desenvolvam ações como: apresentações de espetáculos, cursos e oficinas, palestras, seminários, conferências, debates, intercâmbio e residências artísticas, entres outras. A partir de suas atividades, todas as propostas de programação artística devem promover a formação de público, o envolvimento da comunidade local e a diversidade da programação apresentada; além de ser coerente com a identidade e os objetivos do espaço. Devem também incluir parcerias com outros espaços, circuitos e outras atividades de diferentes cidades ou estados, com objetivo de promover uma circulação nacional, que integre a programação sugerida.Investimento: 18 milhões
3. Produção Independente – Fomento a projetos de produção e circulação de espetáculos (inéditos ou não) de Circo, Dança e Teatro, propostos por produtores que possuam trabalho reconhecido na área; com o objetivo de promover a diversidade temática e estética, atendendo ao interesse cultural e artístico de um dos segmentos. Investimento: 12 milhões
4. Reflexão Crítica de Espetáculos – Fomento a projetos de organização, produção e difusão de críticas sobre espetáculos de Circo, Dança ou Teatro; por meio de ações como: publicação (impressa); criação de conteúdo para sites, blog e mídias diversas; dentre outras, que poderão ser inéditas, já desenvolvidas, ou estar em vias de elaboração/execução. Esta categoria tem como objetivo a criação de veículos e espaços que estimulem a reflexão sobre a cena contemporânea.Investimento: 1 milhão
OUTRA AÇÕES ESTRUTURANTES
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – 2 milhões
4. Mapeamento da Dança – 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – 300 mil
TOTAL INVESTIDO – 11.3 milhões
1. Centro de Referência de Artes Cênicas – Criação e desenvolvimento de um Centro de Referência das Artes Cênicas com ações voltadas para a qualificação de excelência (como exemplo, residências internacionais), implantação do Programa Funarte de Desenvolvimento do Teatro para crianças e jovens, ações para propiciar cooperação e circulação internacional, estudos e proposições de políticas públicas para as Artes Cênicas e Formação técnica. Desenvolverá também ações de aproximação entre as Artes Cênicas e o ensino formal. Investimento: 4.5 milhões
2. Edital Lonas de Circo – Fomento a projetos que apóie circos que necessitem de nova lona e equipamentos para continuidade de suas atividades, principalmente em razão de tempestades ou outros problemas. Investimento: 2.5 milhões
3. Campanha Receba o Circo de Braços Abertos – Lançamento de uma campanha publicitária utilizando os veículos de comunicação com o objetivo de sensibilizar a sociedade como um todo e de maneira específica as Prefeituras, para a valorização da arte circense itinerante. Investimento: 2 milhões
4. Censo da Dança – Financiamento e acompanhamento de levantamento de dados e pesquisa sobre a atividade de dança no Brasil. O projeto servirá como um piloto para implementação nas áreas de Circo e Teatro nos próximos anos. Investimento: 2 milhões
5. Fundo Ibero-americano de Apoio Iberescena – O Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Iberescena em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica. Investimento: 300 mil
As ações propostas pelo CEACEN para o Fundo
Amigo, Quando você acha que vai sair o novo resultado com a suplementação de verba para o Myriam Muniz?
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