quinta-feira, 3 de junho de 2010

Organizando as idéias



A Proposta de criação do Debate Cênico foi discutir o Fundo Setorial de Artes Cênicas. Paralelo a isto apareceram outras questões:

1- Debate-se o uso da expressão Artes Cênicas com interessantes pontos de vista.Uma ação prática foi a proposição, pelo Colegiado de Dança, da substituição do nome do fundo para Fundo do Circo, Dança e Teatro. O Colegiado de Teatro concordou e o de Circo vai se manifestar. Eu adotei este novo nome até segunda ordem.

2- Debate-se a necessidade de criar programas com foco no cidadão, no público.  

3- Falou-se da necessidade de participar da pauta Legislativa: Pró Cultura e PEC 150 principalmente. Foi proposta uma ação concreta de escrita de um manifesto pela aprovação imediata da PEC 150, para ser lido nas apresentações de Circo, Dança e Teatro.


4- Num relâmpago, organizou-se um manifesto dirigido ao Ministro da Cultura Juca Ferreira reivindicando mais recursos para o Fundo. Milhares de assinaturas. Foi entregue no dia 2 de junho, pelo Colegiado de Circo, para o Secretário do CNPC Gustavo Vidigal que entregará ao ministro.

5- Alguns setores específicos apresentaram demandas para o Fundo: Renatin, Malabarismo Contemporâneo, Teatro de Rua, fóruns regionais, etc.

Quanto às ações do Fundo

1- A Funarte apresentou uma proposta de ações. Nos Colegiados e aqui no Debate Cênico que de maneira geral foram legitimadas. As propostas estão também publicadas no blogwww.debatecenico.blogspot.com. 

2- A Funarte apresentou uma proposta de distribuição regional dos recursos. Congestionamento geral. Debate acalorado. Argumentos importantes. Enxurrada de números, dados e informações sobre inscrições, premiações, distribuição pelo país. JUSTIÇA. A Funarte propôs não incluir a distribuição regional nos editais e fazer um estudo mais elaborado, incluindo ajuda do Debate Cênico.
3- A proposta de ações, com algumas poucas modificações geradas no Debate Cênico, foi apresentada aos colegiados incluindo proposta de distribuição dos recursos para cada ação. O Colegiado de Dança reivindicou uma ação estruturante específica: O mapeamento da Dança no Brasil (Funarte achou justo e está estudando a proposta). O Colegiado de Teatro propôs modificações na distribuição dos recursos para cada ação (aguardamos a proposta para debatermos).

Acho que é isto. Se não, ajudem-nos a organizar as idéias

Último Minuto: Sinto falta de qualificarmos o debate um pouco mais. Definições, conceitos, grandes temas que nós cercam: papel do estado. cultura dos editais, relação entre o público e o privado. Muitas coisas ainda pela frente
Um abraço a todos 
Marcelo Bones

Nenhum comentário:

Postar um comentário