sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Email que enviei a lista de discussão "Debate Cênico"

Caros,

Estou chegando ao fim desta experiência de dirigir o Centro de Artes Cênicas da FUNARTE. E é claro, neste momento, faço reflexões do que foi provavelmente a experiência mais intensa que já vivi.  Continuo me apresentando aqui e em qualquer outro espaço, aberto ao debate e disposto a responder a todas as indagações surgidas. Esta foi a forma que escolhi para nortear minha passagem pela FUNARTE. Vamos então a mais uma rodada:

SUPLEMENTAÇÃO: Acho importante refazermos a história. Ano passado a FUNARTE suplementou seus editais com um valor dobrado do que estava previsto. E não podemos esquecer que estes editais foram pagos com recursos orçamentários e não com dinheiro incentivado através da lei Rouanet.  Este ano a suplementação dos editais foi discutida nas Pre Conferências Setoriais. Depois nós do Centro de Artes Cênicas incluímos a Suplementação nas ações do Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro. Foi também debatida nos Colegiados Setoriais, Comitê Técnico e mais um tantão de outros fóruns. Na reta final do lançamento dos fundos, o Ministério propôs que esta ação fosse retirada e feita com recursos orçamentários e não do Fundo Nacional de Cultura. Eu sempre fui propositor e defensor da suplementação dos editais “tradicionais” da FUNARTE por entender que estes não conseguem mais dar conta de uma demanda imensa por recursos para a produção do Circo, da Dança e do Teatro do Brasil inteiro.  Ainda aguardo uma notícia com uma resposta final sobre a suplementação. Espero que seja positiva. Mas realmente o tempo está esgotando. De qualquer forma tenho a tranquilidade de saber que trabalhei e muito, o ano inteiro, para que esta possibilidade se materializasse e tenho a certeza que as coisas acontecem e se desenvolvem exatamente pela insistência política. Temos que propor, debater, brigar. São estes acúmulos de forças que possibilitam avanços. Vamos esperar mais alguns dias e reconhecer até que ponto chegamos agora.

PAGAMENTOS DOS EDITAIS JÁ JULGADOS: A FUNARTE já está pagando os premiados. Bel Toledo tem razão quando diz que são precárias as estruturas da FUNARTE. Com certeza, creio eu, o Ministro, o Presidente da Funarte e os novos Diretores terão como tarefa principal uma restruturação profunda da FUNARTE. Para agora já estamos vendo como resolver a questão do pagamento não identificado das cooperativas.

EDITAL DE MANUTENÇÃO DE NÚCLEOS COM ATIVIDADE CONTINUADA: Acredito que na semana próxima será publicado no Diário Oficial da União.
Acho que é isto. Desculpe-me se fiz “digressões”
Marcelo Bones

Nenhum comentário:

Postar um comentário